O termo sapiosexual vem ganhando popularidade nos últimos tempos. Ela se refere a pessoas que se sentem atraídas sexualmente por características que não sejam relacionadas com gênero, orientação ou identitarismo. Continue lendo e entenda.

 

O que é ser sapiosexual?

De forma simples é se sentir atraído por conta do intelecto ou por uma habilidade única. Por exemplo, pessoas que sentem tesão por pessoas com graduação ou quando descobre algo em comum, como uma paixão por aprender línguas diferentes.

De acordo com explicações do Dr. Ummni Khan, professor associado na Universidade Garleton, a palavra sapio significa sábio.

Então, sapiosexual é um termo para identidade sexual e romântica que surgiu nos últimos anos para categorizar e classificar desejos e preferências.

 

Origens e usos

O termo surgiu em 1998, mas foi legitimado apenas em 2014 quando um aplicativo e site sobre orientação sexual chamado OkCupid usou o termo como opção de orientação sexual.

Depois disso, houve um aumento de pessoas usando esta palavra para descrever suas preferências sexuais.

Em 2017, um aplicativo de relacionamento chamado Sapio foi lançado nos Estados Unidos, dando uma opção exclusiva por pessoas que se sentem atraídas pelo intelecto das outras.

 

Termo complementar

Também passou a ser usado para descrever apenas alguns aspectos das atrações sexuais sendo complementares com outros termos. Por exemplo, uma pessoa heteroflexível sapiosexual.

Sapiosexual acaba entrando para definir um identitarismo que revela um desejo. A melhor de entender é aprender como este termo está sendo usado pela pessoa, que tipo de identificação estará atrelado.

 

Atração pela mente e pela inteligência

Uma pessoa que se identifica como sapiosexual se sente atraída de forma física por conta da intelectualidade, genialidade ou qualquer característica relacionada com o saber.

Questões físicas não entram no jogo, não importa seu porte físico para sentir atraído, em outras palavras. Essa inteligência pode ser emocional também.

Então, o fato da pessoa ser equilibrada emocionalmente e saber discernir e compreender melhor seus sentimentos pode ser um gatilho para um sapiosexual.

Mas, isso não quer dizer que este grupo apenas faz sexo com pessoas que ache inteligente. Dependerá de quanto este fator será forte, dentro de outras preferências.

Muita gente faz sexo com pessoas que sejam fora de seu espectro de orientação sexual primária, se aventurando de outras formas. Isso será uma tendência dentro da escolha das pessoas.

Confira abaixo algumas características que possam indicar o sapiosexual:

 

  • Se sentir atraído por alguém depois que ela leu uma poesia de autoria própria ou qualquer outra criação que surpreenda;
  • Sinta tesão após ter um debate considerado satisfatório com alguém que use argumentos válidos;
  • Fica mais excitado com TED Talks, do que com pornô;
  • Um ponto de vista único, importa mais do que a aparência física;
  • Acha pessoas com phD, doutorado ou mestrado sensuais;
  • Fica atraído por pessoas com quem tem debates filosóficos;
  • Não suporta conversas rasas e deseja detalhes;
  • Inteligência é mais importante que beleza;

 

Apesar disso, o Dr. Khan afirma que inteligência é algo que pode ser interpretado de forma subjetiva para cada pessoa. O sapiosexual pode ser considerado elitista, discriminatório e baseado em estereótipos. Por isso, é preciso tomar cuidado.