A frustração sexual é um sentimento que pode bater em qualquer pessoa, com vários motivos. O principal costuma ser a sensação de que não faz sexo o suficiente e disto pode engatilhar emoções que podem mexer com o humor e a confiança.

É algo que pode ser sentido por qualquer pessoa em qualquer fase de sua vida. Continue lendo e entenda.

 

Frustração sexual

Um sentimento de desapontamento, insatisfação, ansiedade, raiva e depressão, pois as necessidades sexuais não estão sendo atendidas.

 

Expectativas VS realidade

Geralmente ocorre quando existem expectativas quanto ao sexo que não são correspondidas, de acordo com a sexóloga Marla Renee Stewart contou para a revista Cosmopolitan.

 

Desejos mudam

Isso é mais normal do que parece e faz parte das mudanças inerentes da vida quando desejos e libido mudam. Os cenários são vários e pode ser composto por um desejo de relações mais íntimas, descobrir que gosta mesmo de oral, entre outros.

De qualquer forma, a frustração sexual acontece quando sente que os desejos não estão sendo atendidos por completo.

 

Necessidade física e emocional

Existem casos em que existem dois desejos que convergem, o da necessidade física e o do emocional.

O sexo é uma ferramenta para autoexpressão, conexão emocional e prazer físico. Pessoas que sentem frustração sexual se sentem solitárias e isoladas dentro do próprio relacionamento.

 

Diferentes manifestações

Apesar de se manifestar da mesma forma para todos os gêneros, ela tem característica conforme a orientação sexual. A sexóloga explica que para muitas mulheres cis, a principal frustração pode ser que o parceiro não saiba satisfazer ou por ser restringida a não ter mais exploração.

Os motivos podem ser variados e dependem de cada pessoa, mas a premissa é quando um casal não se sente mais realizado com a frequência e com o que vem sendo ou deixado de ser feito. Os dois sentem desejos diferentes.

Uma pessoa que sente muita necessidade de sexo, pode se sentir frustrada sexualmente com a falta de vontade da outra.

Também pode ser causada pela falta de interesse em aprender o que satisfaz o outro e pode haver frustração mesmo com o sexo sendo feito com frequência.

 

Importância da compatibilidade sexual

Dentro de um relacionamento, compatibilidade sexual acaba sendo importante para ter satisfação dentro do relacionamento.

Além disso, não são só pessoas dentro de relacionamentos sentem frustração sexual, pois os solteiros podem ser acometidos por isso também pela falta de contato íntimo ou pela insatisfação de contatos.

Isso porque a frustração sexual não está ligada apenas a falta do sexo em si, mas também pela intimidade. Por exemplo, uma pessoa pode se satisfazer através da masturbação, mas a questão do afeto e do emocional só pode ser preenchido por outra pessoa.

Apesar de gozar, ela sentirá a frustração sexual e não se sentirá completa ao final da experiência causando ansiedade e sentimentos negativos.