Nas mídias sociais existe uma brincadeira em que são colocadas fotos de casais com a pergunta: irmãos ou casal? Esta forma bem-humorada é comum no Instagram onde existem contas que se dedicam a fazer este comparativo com casais que se parecem muito.

Fato é, existem pessoas que procuram parceiros que se pareçam fisicamente criando o termo doppelbanger impulsionado por um episódio da série americana The Sex Lives of College Girls (A Vida Sexual das Universitárias) sair em 2022 nos Estados Unidos pela HBO.

Com isso, muitas pessoas pareceram se identificar. Este termo pouco conhecido ainda no Brasil mostra uma tendência crescente. Saiba mais.

 

Dopplebanger

Doppelganger é um termo em inglês que se refere a pessoas que não tem relação sanguínea, mas tem traços físicos semelhantes ou iguais. Quase como um irmão gêmeo de outros pais.

Doppelbanger faz uma brincadeira com a palavra “bang”, que de forma não oficial ou literal, significa “se dar bem”. Uma gíria.

Então, significa pessoas que se sentem atraídas sexualmente por pessoas que se pareçam fisicamente consigo, em uma espécie de acasalamento seletivo.

Esta é uma tendência em que alguém busca um parceira/o, que tenha as mesmas cores de olhos e cabelos, peso, etc.

Por exemplo, uma pessoa alta que busca uma outra pessoa alta, alguém que tenha olhos azuis e apenas goste de quem tem olho azul. Mas, por qual motivo as pessoas estão fazendo isso? Bom, existem teorias.

 

Teorias para isso acontecer

A principal diz que as pessoas estejam desejando de forma subconsciente prolongar sua genética e criar filhos que sejam parecidos fisicamente, ignorando totalmente conceitos científicos da genética e biologia, já que as características físicas podem pular de uma geração para a outra.

 

Familiaridade

Beth Ribarsky, professora PhD de comunicação interpessoal da Universidade de Illionois, afirma que pode ser por causa da familiaridade. Pessoas tem tendência em sentir atração por pessoas que são familiares a si mesmas, pois provém um senso de conforto.

Na comunidade LGBTQIAP+ existe até um termo para isso para pessoas que tenham recém saídas do armário busquem parceiros semelhantes a si brincando com os termos incestoclone e incestogêmeos.

Dependendo em quão a pessoa se ache atrativa, isso pode se estender em sua busca por relacionamentos. Assim como isso pode surgir de forma não intencional.

Seja qualquer for a razão, os motivos de seleção para a atração surgir não deve fazer parte de julgamentos.

Uma pessoa que se case com outra pessoa com as mesmas características físicas pode ter feito esta escolha sem levar em consideração uma seletividade intencional, apenas aconteceu de se apaixonar.

Portanto, este é um termo divertido que rende memes e brincadeiras online, sem bases e estudos científicos sobre a questão.