Os sex toys são produtos que devem ser higienizados corretamente. Se puder, com água morna e sabão neutro ou com algum produto específico. Isso você já deve ter lido antes. Mas, geralmente as pessoas não pensam na real importância de fazer isso. Por isso, continue lendo para incluir este hábito na sua rotina.

 

1. Bactérias se proliferam

Você pode pensar que ficar sem limpar o sex toy por um ou dois dias não será um problema tão grande. Ainda mais se seguir a dica de não compartilhar.

No entanto, fazer isso é um erro que pode custar caro depois. Mesmo tirando o excesso de umidade e fluídos depois de usar, terão vestígios que não podem ser vistos a olho nu a exemplo de bactérias que podem crescer descontroladamente.

Afinal, o canal vaginal é repleto de bactérias boas e ruins, que são fundamentais para a manutenção de um pH adequado. Quando eles saem do meio ideal e vão parar no sex toy pode ser ruim para a saúde depois.

 

2. O sex toy pode estragar

Na hora de comprar um sex toy é fundamental checar o material de fabricação. Além de ter essa informação para saber se ele é body-safe, maus cuidados com limpeza podem prejudicar a estrutura e danificar o brinquedo.

 

3. Você pode ter uma infecção

Limpar o sex toy é importante não apenas para conservá-lo por mais tempo, mas é uma questão de saúde. Se você costuma usá-lo por todos os orifícios, deve ficar alerta para os hábitos de higiene.

Além disso, ter uma rotina cuidadosa em não colocar ele da vagina para o ânus e vice e versa de forma imediata. Então, se costuma fazer isso, deve higienizar entre os usos também e não apenas ao final.

 

4. Você pode ter vaginose por bactéria

Este tipo de problema pode ser causado por sex toy sujo e mau higienizado. Muita gente pensa que estes incômodos acontecem apenas no sexo entre parceiros, mas não.

A vaginose por bactéria acontece quando o equilíbrio da vagina é alterado. Acontece em quem tem muitos parceiros e faz penetração sem camisinha, pois sempre altera seu pH, assim como ocorre em quem tem algum dispositivo intrauterino. A ducha vaginal também pode desencadear isso.

Este tipo de doença é bem incômodo, pois causa coceira e corrimento anormal com odor, que serão desagradáveis.

 

5. Você pode pegar uma infecção sexualmente transmissível

Se compartilha o sex toy com alguém, ele pode transmitir infecções. Ainda mais se alternar o uso de forma imediata. Por isso, para não correr o risco é recomendado não compartilhar o brinquedo e se compartilhar, lavar entre usos ou usar camisinha.

Dependendo do material do sex toy, a melhor indicação é lavar com água e sabão neutro. Se não puder fazer isso, compre um produto específico que higienize e seja antibacteriano e antifúngico. Na falta disso tudo, a melhor indicação continua sendo o uso de preservativo.

Mas, atenção, os brinquedos feitos com silicone não são compatíveis com uso de alguns lubrificantes que vão com as camisinhas. Por isso, prefira os que usem a base de água.