Entender a diferença entre poliamor e poligamia ajudará no autoconhecimento sobre o que gosta ou não. Saiba mais.

 

Poligamia

Esta pessoa está aberta a ter mais de um marido ou esposa.

 

Poliamor

Alguém aberto a ter múltiplos parceiros íntimos ou estar envolvido com uma ou mais pessoas.

Quem é adepto da poligamia também pode ser do poliamor e se relacionar com mais pessoas fora de seus casamentos não fazendo parte de seu matrimônio.

 

Poliamor há abertura afetiva

As duas coisas apesar de serem parecidas, possuem pequenas diferenças. A principal é que no poliamor as pessoas estão abertas a se envolverem de forma romântica e íntima de forma ética.

Ética quer dizer que todas as partes envolvidas têm consciência do que ocorre de forma informal e baseado em conversas e acordos.

 

Poligamia envolve casamento

Já a poligamia envolve o casamento e que todas as partes se comprometam nesta instituição amorosa. Deste termo ainda se originou a poliandria quando um homem tem várias esposas ou uma mulher vários maridos.

 

Relacionamentos abertos, swing, poligamia e poliamor

As pessoas em relacionamentos abertos nem sempre estão dispostas a experienciar amor com as outras pessoas que se relacionarem por fora de seu parceiro/a principal.

No poliamor uma pessoa pode formar relações amorosas, mas sem ser sexual com mais de uma pessoa ou ter múltiplos parceiros de diferentes gêneros ou não.

Portanto, romance e amor são as principais diferenças entre poliamor e relacionamento aberto. Uma pessoa pode ser sexual, mas sem ter sentimentos envolvidos.

Os swingers se enquadram em outro tipo de comportamento com viés de sexo social. Não se formam laços afetivos fora do relacionamento principal, mas se engajam em sexo casual.

Existe a prática de troca de casais, adição de um parceiro e o que acordarem entre si com limites e regras. Não costuma existir ação independente, com o casal fazendo tudo junto, mas sem formar intimidade ou amor com os terceiros.

No poliamor existe a possibilidade de encontrar e desenvolver relacionamento amoroso com várias pessoas ao mesmo tempo. Mas, existe também o poliamor fechado quando as partes decidem que não adicionarão mais pessoas a seu círculo íntimo.

 

Barreiras para a poligamia

A poligamia para poder ser praticada depende de cunho religioso e legal, pois na maioria dos países não se aceita casamentos com mais de duas pessoas, ou seja, sem reconhecimento do estado.

Todas as opções descritas fazem parte do rol de relacionamentos não monogâmicos, que está sendo cada vez mais adotado por casais que desejam mais flexibilidade e experimentação.

É importante ressaltar que o poliamor ou a poligamia não deve ser visto como uma fase, mas formas de relacionamento não monogâmicos que muitas vezes não é aceito pela sociedade quanto a casamento.