Para a maioria das pessoas, intimidade é diretamente ligado a sexualidade ou ao romance. Do lado romântico é conectado a emoções com demonstrações de beijos, carinhos e afetos. Mas, o que muita gente não sabe é que existem diferentes níveis de intimidade em relacionamentos diversos. Saiba mais.

 

Intimidade nos relacionamentos

Não são só os relacionamentos românticos que tem intimidade, mas os familiares também entre mães e filhos, entre melhores amigos.

Já para os casais, a intimidade emocional e física pode desaparecer com o tempo. Isso pode fazer cair a qualidade em que passam juntos para manter um relacionamento saudável.

Mas, ainda assim outros tipos de intimidade podem ser desenvolvidas que acabam mantendo uma conexão entre pessoas.

 

Tipos de intimidade

A intimidade pode ser explicada como proximidade, são as conexões com alguém. Elas podem ir além da intimidade física e até a emocional ou espiritual.

 

1. Intimidade sexual

Além do ato físico em si, a intimidade sexual se expressa através da comunicação, quando se fala os desejos e necessidades, ou seja, se tem abertura para conversas no relacionamento. Também faz parte da intimidade sexual estabelecer limites.

Quem não faz isso, ganhará em muito ao deixar espaço para o diálogo e poder falar sobre coisas sexuais com alguém. Isso de forma acordada e acertada, sempre respeitando limites.

Quando duas pessoas estão abertas a fazer isso, elas conseguem ter mais prazer no sexo e tendem a construir esta intimidade em outras áreas. É o primeiro passo para conseguir explorar mais e fazer descobertas.

 

2. Intimidade emocional

A intimidade emocional é algo que deixa os relacionamentos mais fortes, pois é uma abertura em que é possível dividir sentimentos, emoções, objetivos, necessidades, etc. A outra pessoa acaba se tornando seu porto seguro.

Para ser íntimo emocionalmente requer empatia, confiança de se colocar no lugar do outro e ver as coisas do outro lado da cerca, ou seja, sob outra ótica e descobrir um modo de pensamento diferente do seu. Se existem problemas nesta área, dificilmente o relacionamento durará de forma saudável.

A intimidade sexual e a emocional são fundamentais para casais explorarem o prazer com abertura para usar produtos sex shop, testar coisas novas na cama e irem além na intimidade, sensualidade e prazer.

 

3. Intimidade experiencial

A intimidade experiencial é aquela que existe por causa das vivências. Então, alguns casais acabam tendo este tipo de intimidade, pois passaram por coisas parecidas na vida.

As experiências acabam criando uma conexão, por exemplo, duas pessoas que viveram relacionamentos abusivos podem se sentir ligadas. Assim como podem ter seguido a mesma carreira, terem tido infâncias parecidas.

Esse tipo de conexão também pode ser construída quando o casal passa pelas mesmas experiências juntos. Pode ser uma viagem, o hábito de cozinhar juntos, etc. Todos feitos como um time.

 

4. Intimidade Intelectual

Isso não quer dizer que as duas pessoas devem ter o mesmo nível acadêmico, mas que as pessoas possam discutir os mesmos assuntos, concordando e até descordando. Essa intimidade também pode ser conhecida como intimidade mental.